Banner01

Bem vindo

     Temos a honra de convidá-los para participar do XV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal (XV CBFV) que ocorrerá na cidade de Foz do Iguaçu, entre os dias 28 de setembro a 02 de outubro de 2015.

     O XV CBFV está sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (SBFV) com apoio direto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), além de outras IES do estado.

     O evento reunirá congressistas que atuam nas áreas de Fisiologia Vegetal, Bioquímica Vegetal, Biologia Molecular de Plantas, Botânica, Ecologia, Nutrição de Plantas, Irrigação, Pós-colheita, Produção Vegetal, entre outras, e é de extrema importância pela oportunidade oferecida para compartilhamento de informações e saberes, estabelecimento de parcerias, atualização nas respectivas áreas e subáreas de atuação.

     Também, temos o prazer e honra de anunciar que, conjuntamente com o XV CBFV, acontecerá a I Conferência Brasil-Israel de Ciências de Plantas (I CBICP), evento binacional realizado em parceria com a Israeli Society of Plant Sciences (ISPS), e que tem por finalidade criar e compartilhar informações, e promover estudos colaborativos entre pesquisadores, estudantes e profissionais brasileiros e israelenses. Outras sociedades ao redor do mundo têm realizado reuniões binacionais muito bem sucedidas. Estamos muito satisfeitos que a ISPS aceitou o nosso convite para cosediar uma reunião científica, e entendemos uma ação como esta ter prioridade global, e definitivamente cremos que este será um encontro auspicioso.

     A grade de palestras de ambos os eventos, XV CBFV e I CBICP, será comum. Os eventos terão como tema central de discussão a “Inovação em fisiologia vegetal e seu impacto social”. Muito se espera da ciência na resolução de problemas iminentes, e precisamos definir como a fisiologia vegetal pode contribuir na solução de demandas efetivas da sociedade, como por exemplo, alimentar e nutrir 10 bilhões de pessoas em 2050. Nos mesmos moldes, a American Society of Plant Biologists (ASPB) no Plant Biology 2014, tratou do tema segurança alimentar como o desafio do século 21. Também, a International Association for the Plant Protection Sciences (IAPPS) estará tratando do mesmo tema em 2015, no 18th International Plant Protection Congress. O The Global Plant Council, associação ao qual a SBFV é vinculada, com mais de 25 outras sociedades científicas em ciências de plantas, igualmente tem como foco, através de nossas sociedades científicas, discutir e propor soluções para questões globais críticas: como a fome no mundo, energia, alterações climáticas, saúde e bem-estar, sustentabilidade e proteção ambiental. Nesse sentido, teremos na abertura do evento a palestra intitulada "Getting Plant Physiology out of the lab to put nails in Malthus's coffin", que será proferida pelo renomado fisiologista de plantas Israelense, Professor Jonathan Gressel.

     A cidade de Foz do Iguaçu foi escolhida por possuir uma das melhores infraestruturas do Brasil para receber turistas. São hotéis de diversas categorias, restaurantes, bares, etc., sendo que o acesso à cidade é facilitado boas rodovias e aeroporto internacional. Isto sem contar com os principais atrativos turísticos: as cataratas do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu, e o turismo fronteiriço com Argentina e Paraguai.

    Tendo como ponto de partida o XIV CBFV (Poços de Caldas, MG, 2013), a Comissão Organizadora do XV CBFV e I CBICP, espera realizar um evento à altura não só do último, mas de outros promovidos pela SBFV, com uma programação científica abrangente, participação de palestrantes renomados, do Brasil, Israel e de outros países, apresentação de trabalhos e divulgação de avanços na pesquisa e a  divulgação das últimas novidades em equipamentos, metodologias e inovação, que possam contribuir ainda mais no desenvolvimento da Fisiologia Vegetal e demais áreas relacionadas.

     Finalmente, estamos certos de que o XV CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL e a I CONFERÊNCIA BRASIL-ISRAEL DE CIÊNCIAS DE PLANTAS serão excelentes espaços para o compartilhamento de informações e saberes na área de Fisiologia Vegetal e área correlatas.

 

Atenciosamente,

Gustavo Habermann
Presidente da SBFV
José Abramo Marchese
Presidente do XV CBFV
Efraim Lewinsohn
Presidente do I CBICP (ARO, Israel)